Itaguaí, 17/10/2017
Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com
Quisque bibendum erat velmi

Quisque bibendum erat velmi 

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut iaculis, arcu eu tempus varius, arcu dolor molestie arcu, non semper justo ligula eget sem. Aenean orci tortor, iaculis ut tristique…

Nam id ipsum sit amet imperdiet

Nam id ipsum sit amet imperdiet  

Donec ligula purus, porta sed imperdiet id, commodo sit amet nunc. Nunc suscipit mollis nulla. Nunc mollis suscipit viverra. Aliquam fermentum neque non velit interdum ultrices. Sed ac ipsum vel…

Vestibulum non eros eu ornare

Vestibulum non eros eu ornare 

Praesent ac ligula sit amet libero accumsan gravida at quis diam. Nunc ac ante ac lacus scelerisque malesuada at a erat. Nullam tincidunt rhoncus velit vitae molestie. Nullam gravida metus…

Duis imperdiet felis eget sem

Duis imperdiet felis eget sem 

Nunc rutrum placerat vestibulum. Donec feugiat feugiat felis sed posuere. Morbi nunc dui, mollis quis mollis eget, dapibus ut quam. In hac habitasse platea dictumst. Aenean nec justo lacus, quis…

1234

Portal do Vereador Márcio PintoTwitter Vereador Marcio PintoFacebook Vereador Marcio Pinto

BLOG: Notícias

Ação da Cidadania será realizada neste sábado (26)

Diversos serviços gratuitos serão oferecidos à população, principalmente na área de saúde e jurídica

A Prefeitura de Itaguaí promoverá neste sábado (26) a terceira edição do evento Ação da Cidadania. Durante todo o dia, das 9h às 17h, serão oferecidos diversos serviços gratuitos para os moradores da cidade. O Parque Municipal, também conhecido como nova área da Expo, será o local onde acontecerão os atendimentos da área jurídica, de saúde, outros, como corte de cabelo e minicursos. Além disso, haverá um espaço cultural, com brinquedos para as crianças, bazar, e biblioteca itinerante. Estão sendo esperadas cerca de 10 mil pessoas.

Ao longo do evento, diversos órgãos públicos e empresas realizarão uma grande ação social. Dentre os serviços oferecidos, os de maior procura são os relativos à saúde, principalmente aferição de pressão, testes de glicemia e saúde bucal, que correspondem a mais da metade dos atendimentos. Também será possível emitir e pedir isenções de taxas de documentos (carteira de trabalho, carteira de identidade). As vagas para oficinas de confecção de currículos e os minicursos do Senai, Senac e New Access prometem ser disputadas. Beneficiários de programas como Bolsa Família e usuários dos centros de assistência social (Cras e Creas) podem ainda tirar dúvidas.

No último ano, a Ação da Cidadania recebeu mais de 8 mil pessoas, em um total de quase 25 mil atendimentos, ou seja, uma média de três serviços por usuário presente. Para esta edição, há uma expectativa ainda maior.

De acordo com a secretária de Assistência Social de Itaguaí, Maria Izabel Ribeiro, muita gente indica o evento para amigos, já que tem sido essencial para que certas pendências sejam resolvidas. “É possível agilizar a situação com o Ministério do Trabalho e com a Defensoria Pública”, afirma, completando: “a Defensoria já avisou que enviará uma equipe maior este ano”.

 

Transporte gratuito

Os interessados em participar do evento que residirem longe do Centro de Itaguaí, terão à disposição, ônibus gratuitos, que circularão durante todo dia com 16 pontos de parada em algumas escolas municipais e estaduais. Nos bairros de Piranema e Chaperó, serão três estações e nos demais locais (Santa Rosa, Parque Primavera, Mangueira, Amendoeira, Santa Cândida, Teixeira, Raiz da Serra, Mazomba, Brisamar e Coroa Grande) haverá apenas uma. “Essa é uma oportunidade de fazer com que o morador de áreas rurais e de áreas distantes possam ter acesso a determinados serviços”, afirma a secretária. O evento conta com a participação de diversas secretarias municipais, Defensoria Pública, Conselho Tutelar, Fundação Leão XIII, Ministério do Trabalho, Embelleze, Senai, Senac, New Acess. Para outras informações, o telefone para contato é o (21) 2688-8621.

 

Ação da Cidadania em Itaguaí oferece diversos serviços, principalmente da área de saúde

 

Pontos de transporte:

 

 

Piranema

E. E. M. Pedro Antônio de Aguiar – Reta da Valinha, s/nº

Escola Estadual Piranema – Rua Doze, s/nº

CIEP 300 Municipalizado Pref. Vicente Cicarino – Estrada RJ 99, s/nº


Chaperó

 

E. M. Fusao Fukamati – Rua 18, Quadra 18
E. E. M. Chaperó – Rua 16, s/nº – Gleba B
Escola Municipal Elmira Figueira – Rua Tocantins, s/nº (Estrela do Céu)

Santa Rosa
E. E. M. Santa Rosa – Estrada Santa Rosa, n.º 25.087

Parque Primavera
E. M. das Acácias – Rua das Camélias, Quadra 131

Mangueira
Escola Municipal Tereza Araújo Sagário – Av. Tabajara, s/nº (Ibirapitanga)
Amendoeira
Escola Estadual Eliana de Almeida – Rua Mato Grosso, s/nº

Santa Cândida
E. E. M. Fazenda Santa Cândida – Rua Altamiro Domiciano da Cruz, s/nº

Teixeira
E. M. Severino Salustiano de Farias – Est. do Teixeira, s/nº, esquina com Rua Z
Raiz da Serra
E. M. São Sebastião – Rua Zeferino Goulart s/nº
Mazomba
E. M. M. Dr. Jorge Abrahão – Estrada do Mazomba, nº 22

Brisamar
E. E. M. Carmem Menezes Direito –  Rua 24, esquina com Transversal I

Coroa Grande / Vila Geni

E. M. Prof.ª Severina dos Ramos de Sousa – Rua Evelina Reis e Geny Reis, Lote 25, 26 e 27, Gleba 2
 

Começa a reforma das praças

 

Conclusão das obras no Centro está prevista para 60 dias

As obras de revitalização e urbanização das praças Vicente Cicarino e Barão de Teffé, em Itaguaí, começaram ontem, como primeira etapa do projeto de revitalização do Centro da cidade. A previsão é de que a obra dure 60 dias, frustrando o projeto inicial. “Essa obra teria que ser concluída antes da festa da Expo, no dia 5 de julho, mas não vai dar tempo”, informou um funcionário da prefeitura que não quis se identificar.

A Secretaria Municipal de Transporte preparou um esquema especial, que inclui controle do acesso de veículos e remanejamento dos comerciantes que atuavam na Praça Vicente Cicarino. O órgão informou que até o final da obra vai manter equipes no local para facilitar a realização dos serviços. “Estamos de plantão aqui desde as quatros horas da manhã e vamos ficar até o fim da obra”, disse um guarda de trânsito que está no local para evitar que veículos estacionem no entorno das praças.

As barracas e quiosques foram deslocados, mas seus proprietários foram autorizados a trabalhar num trecho próximo. Os camelôs também foram remanejados para dar lugar aos operários e às máquinas. Eles agora estão trabalhando no beco que liga a Rua Doutor Curvelo Cavalcanti e a Rua Darci Teixeira Fontes. Após a obra nas praças será a vez do calçadão ganhar cara nova.

A expectativa de quem trabalha na praça é a de que, após a realização da reforma, eles sejam autorizados a retornar ao local com autorização da prefeitura. “Ninguém reclamou de sair daqui porque é para a melhoria da cidade e da praça e eles sabem disso. Por enquanto eles vão ficar do outro lado da rua”, diz Celso Maciel, coordenador de urbanismo. A maior barraca não será mexida e poderá continuar suas atividades durante a obra.

 

 

Itaguaí é referência em desenvolvimento rural no Estado do RJ


DESENVOLVIMENTO

Prêmio do Sebrae reconhece projetos municipais de incentivo aos produtores agrícolas

Secretário estadual de Agricultura, Chistiano Àureo, entrega prêmio ao ex-secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Jailson Barboza

Depois de ser considerada a cidade com melhor gestão municipal pela Firjan, Itaguaí alcança mais uma conquista. O prefeito Carlo Busatto Junior, mais conhecido como Charlinho, recebeu do Sebrae, na última quarta-feira (25), troféu por melhor promoção do desenvolvimento rural no Estado do Rio de Janeiro, na sétima edição do prêmio Prefeito Empreendedor. O reconhecimento se deve aos projetos desenvolvidos pela prefeitura, que tem fomentado a agricultura no município, principalmente para pequenos produtores. A solenidade de entrega aconteceu no Palácio Guanabara, sede do governo estadual. No próximo dia 15 de maio, o prefeito Charlinho seguirá para Brasília com os outros cinco vencedores da etapa estadual para concorrer ao prêmio nacional.

Como o prefeito não pôde comparecer ao evento, o ex-secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Itaguaí, Jailson Barboza, recebeu o troféu em seu lugar. No discurso em nome da cidade que mais se destacou no desenvolvimento de políticas na área rural, Barboza ressaltou o crescimento econômico e estrutural do município, além de relembrar a importância do investimento na agricultura e em práticas sustentáveis. “Hoje, Itaguaí vive um momento único, com grandes empresas se instalando na cidade. É nesse cenário de desenvolvimento que a atual administração vem proporcionando condições para que os produtores tenham seu espaço”, afirmou o ex-secretário, responsável pela inscrição dos projetos escolhidos.

Inovação nos projetos rurais

Concorreram projetos de Itaguaí inovadores, como o BioFort, desenvolvido em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A partir desta iniciativa, dezenas de agricultores conseguem obter uma fonte de renda extra, comercializando produtos com maior teor de vitamina A, ferro ou zinco. Esse tipo de alimento está sendo utilizado em fase de testes e Itaguaí é o único município fluminense em que há cultivo do gênero. Os outros projetos avaliados são: coleta seletiva solidária; curso de beneficiamento em pescado; Mercado de Peixe na Ponte Preta; curso do POP e MAC; centro de beneficiamento de leite e frutas, entre outros.

Destaque temático

Itaguaí já havia sido pré-selecionada no início do ano como uma das 20 melhores iniciativas empreendedoras entre os 65 municípios que se inscreveram para participar da premiação. A cidade foi avaliada por uma comissão de especialistas em políticas públicas, que escolheu os três melhores projetos gerais do Estado e os seis destaques temáticos: Promoção do Desenvolvimento Rural (em que Itaguaí foi campeã); Lei Geral Municipal; Formalização de Pequenos Negócios e Apoio ao Empreendedor Individual; Crédito e Capitalização; Planejamento e Gestão Pública para o Desenvolvimento Sustentável; Médios e Grandes Municípios.

Viagem aos EUA

O primeiro lugar e os seis destaques temáticos do Rio de Janeiro participam, pela primeira vez, de uma missão técnica internacional para os Estados Unidos, em novembro deste ano. Lá, os prefeitos poderão ter contato com experiências de cidades empreendedoras, com ideias inovadoras, que se destacam no cenário norte-americano e mundial.

 
 

Capa Jornal FOCO

Redação 23 a 29 de Março de 2012

 
 

Últimos Artigos

Câmara vai cobrar explicações da Cedae sobre a constante falta d´água na cidade
Vereador cobra linhas circulares
Segurança Pública pode virar alvo de comissão
Iniciada obras de recuperação na Rua 18
Márcio Pinto comenta sobre competência do Detro em Itaguaí
Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Siga-me no Twitter

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Fale com o vereador

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com
Marrom Azul Laranja