Itaguaí, 17/10/2017
Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com
Quisque bibendum erat velmi

Quisque bibendum erat velmi 

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut iaculis, arcu eu tempus varius, arcu dolor molestie arcu, non semper justo ligula eget sem. Aenean orci tortor, iaculis ut tristique…

Nam id ipsum sit amet imperdiet

Nam id ipsum sit amet imperdiet  

Donec ligula purus, porta sed imperdiet id, commodo sit amet nunc. Nunc suscipit mollis nulla. Nunc mollis suscipit viverra. Aliquam fermentum neque non velit interdum ultrices. Sed ac ipsum vel…

Vestibulum non eros eu ornare

Vestibulum non eros eu ornare 

Praesent ac ligula sit amet libero accumsan gravida at quis diam. Nunc ac ante ac lacus scelerisque malesuada at a erat. Nullam tincidunt rhoncus velit vitae molestie. Nullam gravida metus…

Duis imperdiet felis eget sem

Duis imperdiet felis eget sem 

Nunc rutrum placerat vestibulum. Donec feugiat feugiat felis sed posuere. Morbi nunc dui, mollis quis mollis eget, dapibus ut quam. In hac habitasse platea dictumst. Aenean nec justo lacus, quis…

1234

Portal do Vereador Márcio PintoTwitter Vereador Marcio PintoFacebook Vereador Marcio Pinto

SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE, AGRICULTURA E PESCA UMA SECRETARIA COM VALORES PERFEITOS!

Jaison Barbosa, Marcio Pinto e Prof. Fabiano Bastos

O Vereador Márcio Pinto junto com o Professor Fabiano Bastos do Blog Política de Itaguaí, visitaram a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, comandada pelo Secretário Jailson Barbosa e confirmaram com o verdadeiro valor dado aos recursos públicos arrecadados dos contribuintes.

 

Uma Secretaria autossuficiente que agrega valores às demais secretarias. Todos os trabalhos desenvolvidos pela Secretaria e seus benefícios, são voltados para a sociedade como um todo, desde a consciência ecológica com a reutilização dos resíduos sólidos até a produção de gás e energia elétrica pela usina de biogás, com a vantagem ainda do recebimento dos créditos de carbono.

Quase todas as dependências da Secretaria foram erguidas com materiais reciclados, como a Biblioteca do Meio Ambiente, o Auditório e a Casa Ecológica que chamam a atenção pela beleza e praticidade dos ambientes, que em geral nas repartições públicas, são frios e sem vida.

 

O Centro de Salga e Secagem de Peixes, ecologicamente perfeito, utilizando luz solar e eólica e a Cozinha Experimental são as dependências imperdíveis das instalações prediais. Muito em breve, a Secretaria também disponibilizará de uma Fábrica de Farinha de Batatas, a partir de um convênio com a EMBRAPA. Lembrando a EMBRAPA, Itaguaí foi o primeiro município fluminense beneficiado pela referida e qualificada empresa de pesquisa, com o plantio de culturas biofortificadas.

 

Toda a produção de alimentos nas instalações da Secretaria tem como destino a merenda escolar das unidades públicas municipais, sem nenhum risco de contaminação, considerando que todos os procedimentos necessários de combate às pragas como também o biofertilizante, também são desenvolvidos lá, sem a utilização de agrotóxicos, gerando economia para os cofres públicos.

 

Nas terras da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca é onde se produz uma qualidade de batata doce originária da América Central, conforme matéria do Jornal Nacional, o alimento mais biofortificado no mundo, ou seja, com maior teor de ferro, zinco ou betacaroteno (pró-vitamina A). Essa melhoria se deve ao Projeto Biofort, desenvolvido pela Prefeitura de Itaguaí em parceria com o Governo Federal, que faz uso do melhoramento genético convencional para dobrar a quantidade de vitaminas e minerais em legumes e grãos.

 

Um formato diferente de administração pública, que não visa penalizar os produtores contribuintes como forma de aumentar a arrecadação, como é de praxe em outras cidades. Aqui, o produtor rural é orientado a fazer as modificações necessárias com o propósito adequar suas instalações rurais às normas, com o apoio da Prefeitura desde a plantação, e criação e o recolhimento dos rejeitos dos animais até a formalização dos seus negócios.

 

As ações desenvolvidas pela Secretaria em relação ao meio ambiente ultrapassaram as cercas das propriedades rurais, alcançando mil moradias cadastradas na região urbana com a Coleta Seletiva Solidária dos Resíduos Sólidos, beneficiando 43 catadores de uma meta de 50. Outra ação de grande importância é desenvolvida junto ao comércio, a exemplo do Shopping Pátio Mix e outras grandes empresas, entre elas indústrias, que querem se cadastrar no programa.

 

Os trabalhos de conscientização desenvolvidos pela Secretaria na agricultura do município abriu caminho para que as grandes empresas com refeitórios próprios instalados na cidade e no entorno, passassem, assim como a própria Prefeitura, a adquirir os produtos agrícolas diretamente dos nossos produtores rurais, que para isto precisaram se regularizar e emitir notas fiscais.

 

Tudo o que é desenvolvido pela Secretaria está tendo reconhecimento de todos os organismos públicos e/ou privados do país, que tratam especificamente do meio ambiente, da agriculta e da pesca, como exemplo em especial a produção de mudas de plantas nativa da mata atlântica inclusive de pau-brasil, reservou para a nossa cidade mais da metade da verba de R$ 1,2 milhões do BNDES, destinados ao reflorestamento, e que serão utilizados integralmente para o reflorestamento de Mazomba.

 

Uma Secretaria que agrega valores humanos, valores materiais e a natureza para compor um procedimento ético e que deve ser seguido por todos os segmentos governamentais e da sociedade. O prêmio? Esse será dividido por toda a sociedade, beneficiada por uma forma de governo que embora criticada pelos opositores que nada fizeram, colocou a pessoa certa no lugar certo.

 

No próximo dia 26 de março, está agendada cobertura jornalística pelos canais BBC de Londres e Bloomberg sobre os trabalhos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, a única escolhida em todo o Brasil, uma divulgação do nome da cidade para um público de aproximadamente 350 milhões de pessoas.

 

Marrom Azul Laranja